Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caldas Novas promove campanha educativa para o carnaval

Categoria: Educação, Notícia
Na programação serão realizadas palestras em escolas e distribuição de panfletos em pontos estratégicos da cidade
Palestras CMDCA (4)
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promove a partir desta semana campanha educativa denominada “Geração Folia – Brinque o carnaval, sem brincar com os direitos das crianças e dos adolescentes”. A iniciativa tem por objetivo a conscientização e prevenção em relação à violência contra os jovens.
São parceiros da campanha o Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Ação Social, CRAS, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Ministério Público, Delegacia e Tribunal de Justiça e Governo Federal. A intenção é alertar sobre o abuso sexual, consumo de drogas e álcool durante as festividades.
Na programação estão previstas palestras nas escolas localizadas em bairros onde ocorre o maior número de atendimentos com crianças. Além de distribuição de panfletos, camisetas e abadas em pontos considerados estratégicos na cidade. No dia 24/02 às 17h as entidades envolvidas na campanha sairão em bloco durante o carnaval. Durante as festas, serão disponibilizados telefones em cartazes espalhados na cidade, com números de Whatsapp, E-mail, Facebook e outros.
“O carnaval é um momento vulnerável para acontecer crimes contra crianças e adolescentes, pois há grande aglomeração de pessoas, já que os mesmos se misturam ao público e o aliciador se aproveita desses momentos para abordar os jovens e muitos acabam sendo vítimas da situação”, explicou Cleydson Marques, Presidente do CMDCA.
Disque 100
O canal para denúncia é o “Disque 100”. O serviço é ligado à Presidência da República, totalmente isento, recebendo a denúncia, uma cópia da mesma é enviada para o Conselho Tutelar, Ministério Público e para a Delegacia de Polícia do município. O Disque 100 é o número do telefone que pode livrar uma criança da violência dentro e fora de casa.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)