Conselho de Saúde aprova proposta de credenciamento de 10 leitos de UTI para Caldas Novas

Categoria: Notícia, Saúde

Em reunião extraordinária, que aconteceu nesta quarta-feira (02), o Conselho Municipal de Saúde aprovou por unanimidade o Edital de Credenciamento da Prestação de Serviço de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Caldas Novas. O objetivo é atender à demanda espontânea e ou referenciada.

A proposta vai permitir que a Secretaria de Saúde passe a receber recursos federais para o custeio de 10 leitos de UTI. Uma unidade terceirizada oferecerá o serviço, que será custeado pelo SUS. De acordo com informações do Edital, os leitos pactuados pelos SUS serão regionais, e não exclusivos de Caldas Novas, como acontece em todo o território nacional. A regulação funcionará de modo estadual, dependendo do quadro clínico do paciente.

Reunião Conselho Municipal de Saúde - UTI's (4)

Depois da autorização do Conselho, todas as ações relacionadas ao município já foram concluídas. As próximas etapas são ligadas à(s) unidade(s) interessada(s) em vender o serviço de UTI em Caldas Novas

Para o secretário municipal de saúde, José Ricardo Mendonça, hoje foi dado um passo importante em relação ao serviço de terapia intensiva em Caldas Novas. “Esta é uma luta que o município tem diante da comunidade, tudo isso é um processo, que não é resolvido de imediato, estamos há tempos trabalhando para que tudo aconteça o mais rápido possível para podermos colocar as UTIs de Caldas Novas no sistema do Estado de Goiás para todos os pacientes do Estado, a regulação é estadual, mas é claro que o município sairá ganhando muito com isso, é uma conquista enorme”, enfatiza o secretário.

Reunião Conselho Municipal de Saúde - UTI's (1)

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas