Caldas Novas participa do programa Goiás Mais Competitivo

Projeto integra os 24 principais municípios do Estado, responsáveis por 66% da população goiana

017

O Secretario de Relações Governamentais de Caldas Novas, Gilmar Gonçalves de Melo, participou de uma reunião, em Goiânia, no último dia 16 de março. O objetivo do encontro foi assinar o protocolo de intenções, sobre o programa Goiás Mais Competitivo e Inovador. Estiveram presentes na reunião, o Governador Marconi Perillo, o vice Governador José Eliton, Secretários estaduais, Prefeitos das 24 maiores cidades do Estado de Goiás e representantes.

A intenção é promover a parceria entre o estado e os municípios, que visa superar desafios e melhorar o desempenho, com foco na qualidade de vida. Além de ampliar o atendimento às áreas de Saúde, Educação, Segurança e Habitação. Essa aliança une os prefeitos goianos que integram o G-24 (grupo formado pelos 24 principais municípios do Estado, responsáveis por 66% da população goiana).

De acordo com Gilmar Gonçalves, o objetivo do programa é melhorar os indicadores sociais e econômicos que impactam a competitividade e qualidade de vida das pessoas. “A ideia é melhorar a gestão das políticas públicas em cada município, com destaque para os setores de Educação, Saúde, Habitação e Segurança.” Disse o Secretário.

015

O Governo estadual anunciou que, nos próximos dias, começará a visitar os prefeitos que integram a Aliança Municipal pela Competitividade para fazerem diagnósticos e traçar os planos, que começarão a ser colocados em prática. A meta inicial é diminuir a incidência de crimes contra a vida; a mortalidade infantil e o déficit habitacional. Ampliar o acesso à atenção básica de qualidade; promover o acesso à educação infantil e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública.

Com a Aliança, o Estado se propõe a desenvolver um trabalho de capacitação das novas equipes municipais, liberar recursos (financeiros e materiais) para iniciativas vinculadas as prioridades definidas no GMCI, dar apoio técnico e transferência de tecnologia, atuar junto as equipes municipais para a estruturação dos projetos.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)