Caldas Novas participa de Encontro Regional de Gestores de Segurança Pública do Estado

O objetivo é organizar um planejamento urbano de prevenção e combate à violência.

Encontro de Gestores de Seg Publica (3)

A Secretaria Nacional de Segurança Pública realizou na terça-feira (03) o 1º Encontro Regional dos Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado de Goiás. O evento aconteceu em Brasília, no Ministério da Justiça, e contou com parceria da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado. Convidado, o município de Caldas Novas foi representado pela equipe da Secretaria de Relações Governamentais e o Sargento Luiz Ávila, da Polícia Militar.

De acordo com a organização, entre os temas, o encontro debateu sobre a Guarda Municipal. Visando o comum acordo entre o planejamento urbano, a atuação conjunta e o enfrentamento integrado aos atos de violência, com atenção especial à prevenção. Também foi dado destaque à importância para o debate sobre o papel dos municípios na segurança pública.

Na última década Caldas Novas e outros municípios passaram a ser protagonistas, ocupando um papel de centralidade nas questões da segurança pública e prevenção da violência. Frente a este novo cenário, muitos têm sentido necessidade de repensar suas políticas sociais e urbanísticas, buscando incorporar a dimensão da prevenção à violência nas ações locais de segurança pública por eles desenvolvidas.

As cidades que compõe a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE, têm registrado índices elevados de violência e criminalidade nos últimos anos. Isto fez com que Goiás voltasse sua atenção a estes municípios e desenvolvesse ações para mudar este cenário.

Diante dos fatos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública reconheceu a importância da Gestão Integrada na Política Nacional de Segurança Pública, obrigando a estabelecer diretrizes nacionais de Gestão Integrada em todas as esferas.

Caldas Novas vem articulando com os Institutos Federais de Educação da região a formação de Guardas Municipais. Tal iniciativa tem sido avaliada como uma boa prática a ser estendida no estado, considerando inclusive a enorme procura por parte de diversos municípios de outras regiões, por investimentos nesta instituição.

Encontro de Gestores de Seg Publica (2)

Fonte: Secretaria Municipal de Relações Governamentais