Caldas Novas palestra no Fórum Conecta Sus, em Goiânia, como município modelo no controle a dengue e medicina preventiva

Categoria: Notícia, Saúde

Cidade foi representada no evento pelo prefeito e a secretária de saúde. Caldas Novas teve gestão aplaudida

B_66421121927707214216

O município de Caldas Novas é destaque do 1º Fórum Conexão Futuro Saúde que apresenta Conecta SUS para prefeitos e gestores de Goiás. O evento acontece nesta quarta-feira (01), no salão de eventos Oliveira’s Place. O objetivo do Fórum é mostrar aos gestores dos municípios os instrumentos de administração que dão suporte para tomar decisões que podem melhorar a saúde dos goianos.

O município de Caldas Novas foi convidado para falar sobre as ações bem sucedidas, que vem sendo realizados com o apoio do Conecta SUS. O foco foi a diminuição drástica do número de casos de dengue, a melhoria do pré-natal e da saúde do bebê, e ainda a prevenção aos casos de câncer de próstata, com ações de medicina para o homem.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Grupo Jaime Câmara. Participam do fórum, 600 convidados, entre prefeitos, secretários municipais de saúde, e técnicos, que terão a oportunidade de interagir com os ministros da Saúde Ricardo Barros, do Desenvolvimento Social Osmar Terra e com o secretário de estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, por meio de reuniões e videoconferências. “Esse será um momento dos gestores conhecerem e se apropriarem do Conecta SUS para poderem trabalhar os indicadores de saúde dos seus municípios de forma a ter resultados positivos para a população”, considera o secretário Leonardo Vilela.

O prefeito de Caldas Novas Evandro Magal (PP), junto com a Secretária da Saúde Kélia Rosa, foram convidados para apresentar as experiências bem sucedidas dentro do Conecta SUS, que o município vem desenvolvendo, como o controle à dengue, pré-natal do bebê e melhoria na rede pública de saúde.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas percebeu através do Conecta SUS, a oportunidade de desenvolver novas ferramentas de atendimento, um dos destaques é o projeto de Reestruturação da Assistência Perinatal, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil. Além disso, o programa é imprescindível para que consigamos ampliar e melhorar cada dia mais, as ações de saúde desenvolvidas pelo município, já que facilita a gestão das Secretarias”, ressaltou a Secretária de Saúde Kélia Rosa.

screenshot

Conecta SUS

Em dois anos de funcionamento, o Conecta SUS se tornou ferramenta imprescindível para a gestão da saúde em Goiás, e se consolidou como modelo para todo país. Em dois anos de atividades, o ambiente tecnológico recebeu a visita de 21 comitivas de autoridades de 17 estados da Federação e do Distrito Federal, entre eles governadores e secretários da saúde, de instituições ligadas à saúde e de universidades.