Caldas Novas faz levantamento sobre a Dengue em 3 mil residências do município

Pesquisa servirá para avaliação dos trabalhos realizados no combate ao mosquito transmissor da doença

endemias-1

A Prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando nesta semana o LIRAa- Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti. A captação de informações, está sendo feita em 3 mil residências do município. O objetivo é utilizar os dados para avaliar o trabalho que vem sendo feito no combate ao mosquito transmissor da Dengue, bem como o envolvimento da população.

A verificação está sendo feito pelos agentes de endemias. Além de procurar possíveis larvas do mosquito da dengue, também são oferecidos dicas de cuidados essenciais, como não deixar água acumulada em baldes, potes, pneus, e vasos de plantas. Uma das residências visitadas foi à casa de Marli Lemes, moradora do centro de Caldas Novas.  Para ela, a ação deve ser muito bem vista pelas pessoas porque diz respeito à prevenção de uma doença séria. “Com a dengue não se brinca. Estou sempre atenta e troco a água dos pratinhos de plantas e vasos de flores da minha mãe, todos os dias”, destacou Marli.

De acordo com o Departamento de Controle Endemias do município, o LIRAa é uma metodologia rápida para avaliação da incidência do mosquito da dengue. “A partir destes dados obtêm-se índices de infestação, que permitem planejar as ações de controle ao vetor da dengue. Os resultados do LIRAa possibilitam um direcionamento dos esforços para áreas consideradas críticas”, ressaltou o diretor José Manoel.