Biblioteca Municipal Josino Bretas realiza Roda de Leitura sobre escritores africanos

Categoria: Educação, Notícia

Evento é parte das iniciativas que a biblioteca adota para incentivar a leitura no município

roda-de-leitura-foto-marcia-nunes-jpg1-jpgsd

A Biblioteca Pública Municipal Professor Josino Bretas realizou na última sexta-feira, 02 de dezembro, a 10ª edição da Roda de Leitura deste ano. A instituição promove uma vez por mês, uma reunião com leitores que se prontificam a discutir a leitura de um livro sobre um determinado tema ou autor escolhido entre o grupo participante.

Os leitores que participam das rodas de leitura, já fizeram percurso com obras do Italiano Umberto Eco, que faleceu este ano, Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Teles, Machado de Assis, e outros. A ação conta com um público bem diversificado, como crianças, adolescentes e professores.

Durante a apresentação da última edição, alunos do Projeto Educar, da rede municipal apresentaram a Maculelê, que é uma dança típica de origem africana. Professores apresentaram biografia de autores e fizeram análises do contexto histórico e a contribuição da produção cultura do continente para formação social do povo brasileiro.

Um destaque da Roda Leitura foi o relato da professora, Eliane Margareth Oliveira, que contou suas experiências vividas na África desde 2009. A professora que mora num vilarejo, próximo à capital Luanda, na Angola, apresentou imagens do cotidiano das pessoas que convivem em extrema pobreza e com os efeitos da guerra civil do país.

Para Helena Carvalho, bibliotecária responsável e idealizadora da Roda de Leitura, a iniciativa é uma oportunidade para o leitor compartilhar a leitura com o público. “A roda de leitura possui esse caráter interativo: o leitor compartilha, com os demais, o que leu e ouve dos colegas histórias de outros livros e autores. Desta forma, a leitura torna-se um exercício internacional, o que de certo modo é enriquecedor para todos que participam”, explicou Helena.