Biblioteca Municipal de Caldas Novas inicia a Semana Nacional do Livro

Categoria: Educação, Notícia

Evento que acontece até dia 31 de outubro terá atrações artísticas e ações de incentivo à leitura como troca de livros

a-biblioteca-municipal-prof-josino-bretas-iniciou-a-semana-nacional-do-livro-foto-marcia-nunes

A Biblioteca Municipal Profº Josino Bretas realiza a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento iniciou esta semana, com a presença de alunos da rede municipal da Escola Municipal Mather Izabel. Elas foram acompanhadas pela direção e corpo docente, onde puderam ver e ouvir histórias extraídas dos livros clássicos de literatura, contadas pela Professora Márcia Almeida e a  bibliotecária Helena Carvalho, que se vestiram com roupas inspiradas nos contos infantis.

Para Helena, a Semana do Livro e da Biblioteca, têm como proposta atrair e aproximar a comunidade. “O principal objetivo é incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização e formação cultural”, disse Helena.

No evento, a professora e cantora Juliana Prata, acompanhada pelo músico Oliber Sicsú, realizou apresentações musicais. Fumaça, professor de dança, trouxe suas performances artísticas. Já os alunos fizeram uma apresentação sobre o consagrado artista plástico Antonio Poteiro, nascido português, mas goiano de coração. A biografia do artista foi apresentada em forma de jogral e as alunas dançaram, apresentando vários nomes da cultura goiana.

a-biblioteca-municipal-prof-josino-bretas-iniciou-a-semana-nacional-do-livro-4-foto-marcia-nunes

A programação em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca está diversificada com atividades que acontecerão até a próxima segunda feira, 31 de outubro, encerrando com a IX Roda de Leitura.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a semana é comemorada todos os anos entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro. O evento também pretende difundir a profissão do bibliotecário e possibilitar a atualização e desenvolvimento deste profissional.