Atenção Básica de Caldas Novas promove atendimento semanal voltado para a Saúde da Mulher

Categoria: Notícia, Saúde

Além de consultas e coleta do exame preventivo, são realizadas palestras alertando sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis

Programa visa atendimento de voltado para mulheres - Foto Divulgação (5)

A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, desenvolve programa voltado para a Saúde da Mulher nos ESF´S do município. As reuniões são realizados semanalmente. No setor Parque Real, o atendimento acontece nas quintas-feiras à tarde.  O médico do ESF, juntamente com a equipe, recebe as pacientes agendadas previamente.

Durante o encontro, as mulheres passam por consulta e coleta de exame citopatológico, que é necessário para a prevenção do Câncer de Colo de Útero. Além disso, é feito o teste rápido para Hepatite B, Sífilis e HIV, além de um trabalho de orientação quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento das DST- Doenças Sexualmente Transmissíveis, ressaltando o sexo seguro, com distribuição de preservativo.

Programa visa atendimento de voltado para mulheres - Foto Divulgação

Segundo Andreia Guimarães, enfermeira chefe do ESF Parque Real, as doenças Sexualmente Transmissíveis mais comuns são Tricomoníase, HPV E Sífilis e, por isso, é importante a conscientização da população feminina.

“E através de um bate papo, de uma conversa aberta e humanizada, que as pacientes criam vínculos e percebem a importância da prevenção, do sexo seguro e da realização do exame preventivo. Pois quanto o câncer é detectado precocemente, as chances de cura são muito altas.” ressaltou a enfermeira chefe.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)

Deixe uma resposta