Atenção Básica da saúde pública fecha 2016 com 152 mil atendimentos em 18 unidades de Caldas Novas

Categoria: Notícia, Saúde

Cursos de capacitação realizados e novos programas implantados também marcaram a relevante melhoria na qualidade do serviço prestado à população

construcao-das-ubs-em-caldas-novas-permitiu-aumento-do-numero-de-atendimentos

A Atenção Básica de Caldas Novas fechou o ano de 2016 com balanço positivo. De acordo com dados divulgados pela diretoria, foram realizados 152 mil atendimentos médicos e de enfermagem nas 18 unidades de Estratégia de Saúde da Família.

Outro número considerado relevante tem relação aos Testes Rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite B e C). Só em 2016, foram realizados 35 mil testes, além de palestras de prevenção e orientação à pacientes, alunos de escolas municipais e empresas.

Além dos atendimentos, foram inauguradas unidades de saúde com estruturas físicas novas e totalmente mobiliadas, além de cursos de capacitação para os profissionais da assistência básica.

Novos programas também foram implantados. Como prioritários no Estado de Goiás cita-se “O SIGA Mamãe” e “SIGA Bebê”, que qualificou todos os profissionais envolvidos em segmentos de prevenção à mortandade infantil. De acordo com a direção da unidade, também foi implantado em 2016 o projeto piloto “Pré Natal do Parceiro”. que instrui pais no auxílio a prevenção de doenças que podem afetar a gestante e o feto.

Na área de medicina diagnóstica, foram desenvolvidos também o programa ‘”Saúde da Mulher”, que é considerado referência em Goiás, e que trouxe para o município o renomado Ginecologista e Obstetra Dr. Orion Sampaio. Ele é especialista em prevenção e acompanhamento de gestantes em casos de gravidez de alto risco.

Saúde do homem

O programa Saúde do Homem, implantado pela diretoria de Saúde Básica de Caldas Novas, registrou mais de 7 mil atendimentos em 2016. A proposta deve ser ampliada em 2017, focando as empresas e abrindo horários alternativos, depois das 19 horas, para atender os homens que trabalham.

“Foi um ano muito significativo e de grandes conquistas para Saúde de Caldas Novas. Em 2017 esperamos avançar muito mais, e vamos continuar cuidando da população do município, tratando da prevenção de todos”, destacou a Coordenadora da Atenção Básica Dora Oliveira.  Os números do atendimento da Saúde Básica de Caldas Novas foram creditados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas

Deixe uma resposta