Crianças das escolas municipais montam painel com tampinhas retratando animais em extinção
Os alunos dos Centro Municipais de Ensino de Caldas Novas estão realizando um trabalho artístico e também de educação ambiental simultaneamente. A proposta é desenhar com tampinhas de garrafas pets, vários animais brasileiros considerados em risco de extinção ou que precisam de muita proteção. Mico-leão-dourado, tartaruga e boto-cor-de-rosa, são alguns desses exemplos que as crianças vão representar em grandes painéis ecológicos que devem ser concluídos nas próximas semanas.
De acordo com o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, os Amigos da Natureza, como são conhecidas as crianças recrutadas a defender as práticas ambientais, utilizam material que seria descartado, como as tampinhas que se transformam em obras de arte.
Os Amigos da Natureza inicialmente decidem com o professor, qual animal será escolhido para o painel artístico e em seguida é pintado para depois receber as tampinhas que vão dar forma à espécie retratada.
Nesta semana, os alunos do CMEIs São Miguel Arcanjo e Vovó Dina confeccionaram grande parte desses painéis artísticos. Segundo a Secretaria de Educação, o trabalho ajuda as crianças a perceberem a importância de aproveitar materiais que vão para o lixo e também conhecer na prática a função da arte enquanto manifestação social e ambiental.
Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas