Aprendendo lição ambiental e fazendo arte

Categoria: Educação, Notícia
Crianças das escolas municipais montam painel com tampinhas retratando animais em extinção
Amigos da Natureza São Miguel Arcanjo2.jpg3 (1)

Os alunos dos Centro Municipais de Ensino de Caldas Novas estão realizando um trabalho artístico e também de educação ambiental simultaneamente. A proposta é desenhar com tampinhas de garrafas pets, vários animais brasileiros considerados em risco de extinção ou que precisam de muita proteção. Mico-leão-dourado, tartaruga e boto-cor-de-rosa, são alguns desses exemplos que as crianças vão representar em grandes painéis ecológicos que devem ser concluídos nas próximas semanas.
De acordo com o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, os Amigos da Natureza, como são conhecidas as crianças recrutadas a defender as práticas ambientais, utilizam material que seria descartado, como as tampinhas que se transformam em obras de arte.
Os Amigos da Natureza inicialmente decidem com o professor, qual animal será escolhido para o painel artístico e em seguida é pintado para depois receber as tampinhas que vão dar forma à espécie retratada.
Nesta semana, os alunos do CMEIs São Miguel Arcanjo e Vovó Dina confeccionaram grande parte desses painéis artísticos. Segundo a Secretaria de Educação, o trabalho ajuda as crianças a perceberem a importância de aproveitar materiais que vão para o lixo e também conhecer na prática a função da arte enquanto manifestação social e ambiental.
Crianças construindo obras em tampinhas
Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas