Amigos da Natureza fazem mobilização em combate à dengue no Patrimônio do Sapé

Categoria: Educação, Notícia

Alunos da escola rural Waldomiro Gonçalves fiscalizam destino do lixo nas residências

Os fiscais Amigos da Natureza do Programa Socioambiental da Secretaria Municipal de Educação realizam nesta semana uma mobilização em combate à dengue no Patrimônio do Sapé. A ação é executada pelos alunos da escola local Waldomiro Gonçalves de Souza e acompanhada pelas coordenadoras.

Para desenvolver o trabalho de prevenção, os alunos recebem orientações em sala de aula sobre os cuidados com o lixo e resíduos que podem acumular água e consequentemente a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Todos que se predispõem a ser um Fiscal Amigo da Natureza recebem um colete específico para identificação de agente fiscal. Toda ação tem finalidade pedagógica e por isso os alunos orientam a família sobre a destinação do lixo. Um das etapas da conscientização consiste em reaproveitar os resíduos sólidos como garrafas pets e de vidro. Para isso, a escola recebe esse material levado pelos pais e desenvolve trabalhos manuais com os alunos.

A coordenadora do Departamento Municipal de Educação Socioambiental da Secretaria de Educação de Caldas Novas, Aldinea Lopes Batista, explica que a mobilização dos Amigos da Natureza acontece de forma contínua no município.

“Os Fiscais Amigos da Natureza desempenham um importante papel no combate à dengue no município. No povoado do Sapé envolvemos alunos da Educação Infantil ao 9º ano, com ações de conscientização e a participação deles que a parte mais importante, pois fiscalizaram suas próprias residências verificando o que está sendo feito com o lixo produzido, lembrando sobre os cuidados que devem ter para que não exista foco do mosquito em suas casas”, disse Aldineia.

Os Fiscais da Natureza tem a parceria dom o Ministério Público e é desenvolvido em todas as unidades escolares da municipal de Caldas Novas.