Alunos vão para praça e apresentam a leitura de grandes clássico de literatura

Projeto “Cidade Leitora” é desenvolvido pelas unidades de ensino da rede municipal

Escola Orozina Maria - Foto Aldenir Chagas6

Alunos da Escola Municipal Orozina Maria Martins levaram literatura para a praça pública nessa quarta-feira, 27 de setembro, o local escolhido foi a Praça do Maçom, no Setor Itanhangá I, através do Projeto “Caldas Novas, Cidade Leitora”. Nos dois períodos, estudante do 1º ao 9º ano apresentaram poesias, teatro, dança, músicas e poesia.

As crianças da primeira fase interpretaram peças como  “O macaco e a velha” do autor João de Barro e a “A linda rosa juvenil”. Houve apresentações de danças com alunos interpretando as personagens da Turma da Mônica e outro números musicais. A escola também proporcionou um espaço destinado à leitura, com exposição de centenas de livros literários próprios à idade dos alunos.

Para Núbia Guimarães, uma das coordenadoras da Secretaria de Educação que orientam o projeto, a experiência em compartilhar a leitura em espaços públicos estabelece na criança e adolescente uma relação de socialização do saber e do prazer que a atividade de leitura pode instaurar.

Escola Orozina Maria - Foto Aldenir Chagas4

“Quando os alunos vêm aqui e declamam poesias, como os do 7º ano apresentaram poemas de Cora Coralina, observa-se a experiência com a leitura sendo compartilhada para outras pessoas lerem ou se sensibilizarem diante do material literário que está sendo apresentado. Isso acontece com o teatro, a música e a dança. Com este projeto queremos divulgar a importância da leitura no âmbito da cidade de Caldas Novas, por isso se chama “Cidade Leitora”.

Escola Orozina Maria - Foto Aldenir Chagas9

Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas