Alunos ‘Fiscais Amigos da Natureza’ realizam ação de combate à dengue

Evento na escola rural do Patrimônio do Sapé é parte do Programa de Educação Ambiental da rede municipal

13

A Escola Municipal Waldomiro Gonçalves Filho, localizada no Patrimônio do Sapé, realizou nessa terça-feira, 28 de março, uma mobilização de combate ao mosquito da dengue. A ação é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação e Lazer de Caldas Novas.

Os ‘Fiscais Amigos da Natureza’ são as crianças que recebem uma capacitação para desenvolverem ações de conscientização sobre o combate à proliferação do mosquito ‘aedes aegypti’, causador da dengue e outras doenças. As crianças da escola rural recebem o colete que as identificam como fiscais, e por isso, têm o compromisso de lembrar a família, vizinhos e colegas da escola, a necessidade de evitar acúmulo de resíduos nos quintais, como garrafas pet, pneus, e outros materiais que são descartados em condições de acumular água, gerando condições para proliferação do inseto.

Durante a mobilização, a equipe da escola passou um vídeo educativo para as crianças, com os personagens Tom & Iza, narrando de forma lúdica como é possível ser vítima da dengue. As crianças receberam também sacolas descartáveis para câmbio de automóveis para serem levadas paras os pais utilizarem nos veículos.

De acordo com Nilza Maria, diretora da unidade escolar, o trabalho de combate ao mosquito da dengue é uma importante realização para toda sociedade. “Ensinar essas crianças a cuidar do ambiente onde moram, onde estudam e poder fazer interferências, como alertar os pais, família e amigos sobre a responsabilidade de combater a dengue, são uma grande lição para elas, é com certeza uma educação que promove a vida, a cidadania, e quem ganha somos todos nós”, disse Nilza.

O Programa de Educação Ambiental Tom & Iza da rede municipal recebe apoio de setores da administração pública e principalmente do Ministério Público, que fornece revistas ilustradas e matérias de campanha.

Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas