Alunos de escolas municipais voltaram às aulas nesta segunda (22) em Caldas Novas

Categoria: Educação, Notícia

Aproximadamente 11 mil alunos são atendidos em 39 unidades de ensino

As aulas na rede pública de ensino iniciaram nessa segunda-feira, 22 de janeiro. As 39 unidades do município atendem alunos que estudam da Pré-escola ao Ensino Médio na EJA. Um público de todas as idades distribuído em três turnos.

A Secretaria Municipal de Educação e os professores fizeram uma recepção para os alunos. Um exemplo disso foi no CMEI dona Umbelina, do Parque Real. A unidade atende em período parcial e integral. Lá os alunos foram recebidos por uma pequena festa, organizada com o apoio da diretora Norma e a participação da Banda Municipal Oscar Santos. A secretária de Educação, Eliane Teixeira, esteve lá.

Hoje Caldas Novas tem mais de 600 alunos nas 10 escolas conveniadas. São 16 Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil), 03 Ceis (Centro de Educação Infantil e Creches Conveniadas). No município, 16 escolas atendem alunos de um (1) a cinco (5) anos de idade. E deste total, seis (6) acolhem alunos de seis (6) aos noves (9) anos. Além de uma escola de ensino especial e duas escolas rurais. A cidade conta ainda com 2 Projetos: o Acejuvi e o Projeto Educar.

A prefeitura de Caldas Novas também trabalha para assegurar a boa alimentação desses alunos. Foi divulgado em vídeo, nas redes sociais da prefeitura, as despensas das escolas completamente cheias.

Vale a pena destacar a importância da alimentação balanceada na infância e juventude, garantindo a saúde e a disposição de cada um para estudar, aprender e brincar. Alguns alunos, com restrições alimentares, também recebem a sua alimentação especial.

Novos projetos

Na última semana aconteceu uma formação com todos docentes, como preparação ao ano letivo de 2018. Os principais projetos que a rede municipal desenvolve vão ter continuidade, sendo incrementados ajustes necessários.

Eliane Teixeira, afirmou que todas as unidades prepararam o retorno às aulas com muito empenho e um ambiente acolhedor. “Tivemos na semana passada uma formação muito produtiva e os professores, coordenadores e diretores também tiveram uma dia preparando a unidade para receber os alunos da casa, os novatos e aqueles que vão para escola pela primeira vez, como no caso das crianças da pré-escola nas creches. Todas as unidades fizeram painéis, cartazes e também organizaram dinâmicas com uma programação especial para o primeiro dia de aula”, disse a secretária.

Para esse ano letivo, a secretaria vai dar prosseguimento com o Projeto Cidade Leitora, cuja primeira edição realizada no segundo semestre de 2017 foi um sucesso de participação e incentivo à leitura por parte das escolas.

O projeto Amigos da Natureza, que se tornou um programa de Educação Ambiental da Secretaria entra em seu 12º ano de atividades em Caldas Novas. De acordo com a coordenadora Aldineia Afonso Batista, este ano o calendário vai trazer várias ações ambientais. Nas unidades, os Fiscais da Natureza continuam atentos fiscalizando as famílias no combate à dengue, coleta seletiva, participando da horta orgânica e outras ações.

Fonte: Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Caldas Novas