Aeroporto de Caldas Novas recebe novo caminhão de combate à incêndio e eleva categoria

Categoria: Notícia

Desta forma a cidade poderá receber aeronaves maiores, como o Boeing 737-800

CCI AP2 Fênix (1)

A partir de hoje Caldas Novas poderá atingir Voos maiores. O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães de Caldas Novas recebeu nesta semana, da Agência Goiana de Transporte e Obras – AGETOP, um caminhão de bombeiros avaliado em 1,7 milhão de reais. Desta forma, o local subirá a categoria da SESCINC (Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromo Civis), de 5 para 6 (NPCE-6).

Assim, a cidade pode receber aeronaves maiores, como o Boeing 737-800, com capacidade de 189 passageiros. Isso será possível porque o Aeródromo do município está cumprindo com todos os critérios solicitados para a elevação da categoria do aeroporto para receber aeronaves maiores.

O Secretário municipal de Turismo, Ivan García, fala da importância dessa promoção. “Eu prevejo um aumento de voos regulares para a cidade. É um passo importante para o desenvolvimento de Caldas Novas, que já conta com uma das maiores redes hoteleiras do Estado. E investimentos assim, facilitam ainda mais o acesso de todo o resto país para Caldas Novas. Agora vamos correr atrás de receber esses novos voos regulares.” Disse o Secretário.

Sobre o caminhão
Os caminhões classe AP2 do Corpo de Bombeiros, da Lavrita Engenharia, operam em aeroportos de voos domésticos. O caminhão CCI AP2 Fênix preenche todas as exigências e regulamentações internacionais. Eles fazem parte do programa de Investimento Logístico da Secretaria de Aviação Civil (SAC), com o intuito de reforçar a segurança da aviação comercial do interior do Brasil.

Esse modelo possui um tanque de 700 litros para um gerador de espuma líquida além de um reservatório com capacidade para 200 quilos de pó químico. O veículo de combate a incêndio tem capacidade para até 6.000 litros de água. O equipamento tem dois canhões para o jato d’água, pó ou espuma, um superior e outro inferior. O superior tem alcance de 75 metros e o canhão inferior tem alcance de 46 metros.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (Secom)

Deixe uma resposta