12º ESF é inaugurado e homenageia figura importante da Medicina de Caldas Novas

Categoria: Notícia, Saúde

Solenidade ocorrida na sexta-feira, 30, marcou o início das atividades no local

ESF Itaicí 2 (12)

A mais nova unidade da Estratégia da Saúde da Família – ESF, no Itaicí 2, recebeu o nome de uma figura histórica em Caldas Novas. A homenagem póstuma ao Dr. Jair Pimenta Carneiro é o reconhecimento pelo excelente trabalho prestado na Medicina, durante anos no município. “Falar do meu pai, é falar de Caldas Novas. Ele lutou não apenas pela saúde, no município, mas para trazer qualidade a ela. É uma honra ver o seu nome estampado na entrada de uma unidade tão linda como essa.”, disse o filho do homenageado, Marco Aurélio Pimenta.

A inauguração, que ocorreu nesta sexta-feira (30), contou com a presença de moradores da região e autoridades. Todos tiveram a oportunidade de conhecer o prédio, completamente mobiliado, com equipamentos novos e prateleiras abastecidas com medicamentos. A estrutura conta com consultórios, salas para aplicação de medicamentos, sala de vacina, ampla recepção e espaço reservado para atividades administrativas. A equipe, que trabalha no espaço, será formada por médico, enfermeiras, técnico de enfermagem, dentista e técnica de sala de vacina.

ESF Itaicí 2 (7)

O Secretário de Saúde, José Ricardo Mendonça reiterou que o papel dos ESF’s. “Essas unidades são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. Elas privilegiam a prevenção, promoção e recuperação da saúde das famílias de forma integral e contínua. Por exemplo, o acompanhamento de gestantes e crianças, assistência e orientação aos pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Além de tratamentos e palestras contra o tabagismo. Esses procedimentos fazem parte deste e de outros postos de saúde”, explica José Ricardo.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a unidade vai beneficiar os setores Itaící I e II, Itajá, Jardim Brasília e Santa Clara. Situado na Rua 10, esquina com a Rua 29, próximo a Praça Esportiva do setor Itaicí II, o ESF Dr. Jair Pimenta Carneiro é o 12º do município, dotado de um sistema modelo, com estrutura física acolhedora, com profissionais capacitados para fornecer um atendimento humanizado e eficaz.

ESF Itaicí 2 (10)

Fonte: Secretaria de Saúde de Caldas Novas

Deixe uma resposta