Vice prefeito de Caldas Novas se encontra com Presidente da União dos Vereadores de Goiás

Encontro tenta promover intercâmbio em projetos de preservação da cultura local

Foto: Divulgação

O vice prefeito de Caldas Novas se reuniu com o presidente da União Goiana de dos Vereadores de Goiás (UVG), Talismar Barreto, para conhecer sobre o projeto Quilombolas, que garante às comunidades descendentes dos antigos escravos desenvolvimento e integração aliada à preservação cultural. Participaram da reunião o assessor da do Secretário da Casa Civil Jailton Marques e o assessor especial do Governo de Goiás, Samuel Amaral.

Goiás possui a maior comunidade quilombola do País, a Kalunga, localizada no município de Cavalcante. A área ocupada pela comunidade foi reconhecida pelo Governo Estadual, em 1991, como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga. Com uma área de mais de 230 mil hectares e contando com 4 mil indivíduos que possuem identidade e cultura semelhantes, os moradores do local matem viva a tradição de seus antepassados.

Além da comunidade Kalunga, o Estado de Goiás possui outros 11 quilombos registrados. O encontro teve como principal objetivo a troca de informações sobre a divulgação e preservação da cultura caldasnovense no século XXI baseada na experiência do governo goiano.

Marco Aurélio Palmerston comentou a iniciativa. “Nossa cultura local é muito rica e valiosa, a Prefeitura Municipal deseja aliar o crescimento e preservação dos saberes locais. O projeto Quilombola é uma fonte de conhecimento uma vez que associa o contato das comunidades com a sociedade e ao mesmo tempo a valorização e divulgação das comunidades para todo o mundo.

Vice prefeito busca parceiros no desenvolvimento de projetos nas áreas de educação e meio ambiente

Durante a reunião, Marco Aurélio Palmerston solicitou aos assessores da Casa Civil e do Governo de Goiás a realização de parcerias entre governo municipal e estadual para a conclusão de estudos e projetos nas áreas da educação, cultura, meio ambiente e esportes que podem ajudar no desenvolvimento de Caldas Novas.

O vice prefeito afirmou ser prioridade da atual gestão a realização de parcerias que possibilitem um maior crescimento da cidade. “Eu e o Magal sabemos que, para conseguir os benefícios que Caldas Novas precisa, temos que buscar ajuda do governo estadual e do federal. Temos priorizado a busca de novos parceiros e vamos continuar buscando projetos para que nossa cidade cresça de forma sustentável aumentando a qualidade de vida de nossos moradores.

Por SECOM